Empresa obteve lucro líquido recorrente de R$ 490,1 milhões no quarto trimestre de 2022, uma alta de 63,3% na comparação anual
O diretor executivo de Finanças (CFO) da Cielo, Filipe Oliveira, disse em teleconferência para comentar os resultados do 4º trimestre da companhia que, frente a um cenário de juros ainda altos em 2023, o ambiente segue propício para “eventuais novos reposicionamentos” de preços na indústria de adquirência como um todo.
Oliveira destacou que o aumento de preços praticados pelas credenciadoras no ano passado veio em função tanto do ambiente macroeconômico quanto da necessidade de o setor aumentar margens, que “estavam bastante aquém do retorno mínimo para o acionista”.
Ele observou que alguns participantes seguem com retorno sobre o patrimônio (ROE) abaixo de “10% ou 15%” em um momento de juros altos. O ROE da Cielo está em 17,9%.
Em relação às perspectivas para volume de pagamentos processados (TPV) em 2023, o presidente da Cielo, Estanislau Bassols, disse que a companhia ainda vê espaço para “crescimento robusto”, embora certamente em nível menor do que o observado no primeiro semestre de 2022
“Quando a gente olha para 2023, vemos que os três fatores fundamentais para crescimento estão presentes: consumo das famílias, penetração de meios eletrônicos de pagamentos e inflação”, afirma.
Na conferência, o presidente da Cielo, Estanislau Bassols, avaliou que 2022 foi o ano em que a companhia “iniciou a virada de jogo” e que, agora, será o momento de acelerar esse movimento, com aumento de margens e retorno.
Ao comentar os resultados do quarto trimestre, Bassols citou o sucesso das agendas de desinvestimento e de reprecificação de produtos no ano passado, na esteira da alta dos juros. “Nos tornamos o player mais eficiente do setor”, afirmou.
Entre os principais objetivos para o ano, a Cielo destaca: avançar na agenda de modelo de servir e experiência do cliente; manter o foco em rentabilização e ter novos avanços em transformação digital e novos produtos.
A Cielo obteve lucro líquido recorrente de R$ 490,1 milhões no quarto trimestre de 2022, uma alta de 63,3% na comparação anual.